Os Estados Unidos acusaram o Irã pela “provável morte” do ex-agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu em março de 2007.
O Tesouro dos EUA anunciou sanções contra dois altos funcionários da inteligência iraniana que estariam envolvidos com o caso, Mohammad Baseri e Ahmad Khazai.
A administração Trump disse ainda que qualquer negociação com o Teerã feita pelo presidente eleito Joe Biden deveria incluir a libertação de prisioneiros americanos, conforme publicado no portal UOL.
Levinson desapareceu em 2007 em circunstâncias misteriosas e desde então Washington tem solicitado a ajuda de Teerã para a investigação.
“A verdade é que agentes de inteligência iranianos, com a autorização de altos funcionários iranianos, estiveram envolvidos no sequestro e na detenção de Bob”, afirmou o diretor da Polícia Federal dos EUA, Christopher Wray.
“O governo dos EUA chegou à conclusão de que todas as evidências que temos sugerem que Bob morreu em cativeiro”, disse outro alto funcionário dos EUA à imprensa.