O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar filiação ao Partido Liberal, nesta terça-feira (9). Ele disse que o ‘’casamento’’ com a legenda já está quase confirmado.
O PL é um partido do chamado ‘’Centrão’’ e comandado pelo ex-deputado, Valdemar da Costa Neto. A decisão do presidente foi comunicada aos dirigentes estaduais nesta segunda-feira (8), segundo a Jovem Pan.
Bolsonaro está sem partido, desde que deixou o PSL, em novembro de 2019. O presidente era cortejado também pelo Progressistas, de Ciro Nogueira e do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Há duas semanas, Bolsonaro de entrevista à Jovem Pan e refletiu sobre seu futuro partidário.
“Hoje em dia está mais para o PP e o PL. Me dou muito bem com os dois partidos. Converso com as lideranças desses partidos que eu tenho interesse, caso dispute a eleição, sobre termos uma bancada no Congresso. Eu tenho interesse em indicar metade dos candidatos ao Senado, pessoas perfeitamente alinhadas conosco”.
Ainda segundo a rádio e TV Jovem Pan, aliados do presidente o aconselhavam a ir para o PL, cujo poder está concentrado nas mãos de Costa Neto. Já o PP, tem mais caciques e também havia resistência de dirigentes, sobretudo na Bahia e Pernambuco.
Por fim, diz a rádio, no entorno presidencial prevalecia o entendimento que a aliança com os pepistas já está consolidada. Com o casamento com os liberais, dizem, o eventual segundo mandato do chefe do Executivo federal contaria com o apoio de duas das maiores bancadas da Câmara. A cúpula dos dois partidos trabalha, agora, para avançar em um acordo visando as eleições presidenciais do ano que vem.