Um total de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos
tiveram dados das chaves Pix vazadas, informou ontem (3), o Banco Central (BC).
Esse foi o terceiro vazamento de dados desde o lançamento do sistema
instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que
não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário,
como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
O incidente ocorreu em 24 e 25 de janeiro e expôs os
seguintes dados: nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF),
instituição de relacionamento e número da conta. Todas as pessoas que tiveram
informações expostas receberão avisos, mas o BC não informou como as vítimas
serão notificadas. Segundo o BC, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
também foi avisada.
A exposição de dados não significa necessariamente que todas
as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante
algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será
investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a
exclusão da Logbank do sistema do Pix.
Resposta
A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos que atua no segmento Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C, na sigla em inglês). Nesse modelo, a indústria vende diretamente ao consumidor, mas a venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, varejista ou atacadista), incluindo toda a cadeia comercial.
Por meio de nota, a Logbank informou que sofreu uma tentativa de invasão em suas plataformas digitais em 24 e 25 de janeiro. No entanto, a empresa informou que o ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e que nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. A empresa ressaltou os investimentos em segurança e tecnologia e disse que os recursos dos clientes "estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança".
"O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado”, destacou a companhia.
Esse foi o terceiro incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Em agosto, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
No último dia 21, foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso
Soluções de Pagamento terem informações vazadas. Nos dois casos, na ocasião
foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos
bancários.
Inicialmente, o BC tinha divulgado que o vazamento no Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi revisado mais tarde. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.