O presidente Jair Bolsonaro ameaçou, no último sábado (12), não renovar a concessão de operação da TV Globo. No entanto, a autorização para tal medida cabe apenas ao Congresso Nacional.
Segundo a Revista Veja, Bolsonaro teve uma conversa com o ex-governador do Rio, Antony Garotinho, na Super Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Ele atacou a emissora carioca e disse que a concessão da TV Globo vence após o primeiro turno das eleições presidenciais.
“Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, refletiu o presidente.
A revista Veja classificou a fala de Bolsonaro como mentirosa. Conforme a publicação, cabe somente ao Congresso Nacional renovar ou não a concessão pública de redes de televisões ou rádios.
O site disse que consultou deputados e eles disseram ser difícil o Congresso Nacional comprar briga com a maior rede de televisão do País.
No Brasil, a concessão para uma emissora de televisão tem validade de 15 anos. Em 2022, também vencem as concessões da RecordTV, Band e TV Cultura.