O ex-presidente Lula, do PT, atacou o presidente Jair Bolsonaro, ao dizer que ele vendeu a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, que fica em Três Lagoas, aos russos. Sendo assim, o País fica mais dependente desse tipo de insumo.
Conforme o site do petista, a Petrobras investiu R$ 3 bilhões na construção da unidade em MS, mas que o Governo decidiu vende-la, para o grupo russo Acron.
Ainda segundo o site do ex-presidente, a venda da unidade é considerada nociva e desastrosa. O motivo é que deixa o Brasil mais dependente do mercado internacional e isso prejudica agricultores e o consumidor, com preços mais altos.
‘’Isso pode gerar impacto negativo, inclusive, nos alimentos, que já estão com preços nas alturas por causa da inflação galopante sustentada por Paulo Guedes’’, critica o site.
Vendas
O site do ex-presidente reflete que a dependência de fertilizantes do Brasil aumentou a partir do que chama ‘’política de desinvestimentos’’ da Petrobras, iniciada com Michel Temer e seguida por Bolsonaro.
O texto alerta que o Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola. No caso dos insumos com potássio, o percentual chega a 96%.
Conforme a denúncia, Bolsonaro teria fechado a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen, no Paraná. O atual presidente também teria paralisado as obras de fábricas em Sergipe e na Bahia, e depois as arrendou.