Deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), mais conhecido como ‘mamãe falei’, anunciou neste domingo a desistência da candidatura ao governo de São Paulo, após áudios em que ele afirmava que mulheres ucranianas “são fáceis, porque são pobres”, serem divulgados na internet.
De acordo com o site UOL, a decisão ocorreu após avaliar as críticas recebidas, inclusive de aliados, deixou a situação insustentável.
"Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", afirmou, em nota.
Além disso, alegou que suas falas não podem atrapalhar o trabalho de todos os que se dedicam na construção de uma terceira via, sendo utilizadas para ataca-los.
"Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas", também escreveu.
O partido Podemos avaliou como “gravíssima e inaceitável” a conduta do deputado, anunciando uma abertura de procedimento disciplinar para averiguar as falas sexistas do deputado.
O pré-candidato à presidência pelo partido, Sergio Moro, também anunciou que rompeu com Arthur, após as divulgação das mensagens.
O MBL (Movimento Brasil Livre), grupo do qual o político é um dos dirigentes, emitiu uma nota repudiando a fala de Do Val, mas ressaltando o real objetivo da viagem. Ao final, o movimento chama "lulistas e bolsonaristas" de "aproveitadores".
"Aos aproveitadores, lulistas e bolsonaristas, que viram nesse ocasião apenas um motivo para nos atacar, devemos reiterar que nada impedirá o MBL de continuar seu trabalho em prol da terceira via, de uma alternativa aos projetos políticos criminosos do PT e de Bolsonaro", escreveu o grupo.