A partir desta segunda-feira (4), eleitores têm um mês para regularizar título de eleitor e emitir a primeira via a tempo de votar nas eleições de 2022.
Conforme o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 4 de maio, também será o último dia para solicitação de operações de alistamento, transferência e revisão, por exemplo. O prazo contabiliza 151 dias antes do pleito eleitoral, marcado para 2 de outubro.
Neste ano, serão escolhidos presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os eleitos vão tomar posse em 1º de janeiro de 2023.
Como emitir o título de eleitor?
A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O prazo também vale para quem vai pedir a primeira via do documento para votar pela primeira vez, fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais.
Para acessar medidas de regularização, procure a aba ‘serviço ao eleitor’, do lado direito, no site https://www.tse.jus.br/.
Já a emissão da primeira via do título de eleitor ou a regularização do documento podem ser feitas por meio do sistema do TSE, o Título Net.
Para utilizar o serviço, é necessário ter os seguintes documentos em mãos e seguir o passo a passo:
1. Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
2. Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
3. Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
4. Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência para quem completar 19 anos no ano da solicitação do requerimento).
Faça também uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.
FONTE: MIDIAMAX