Artistas, famosos e personalidades da mídia como a cantora Gaby Amarantos, o comentarista e ex-jogador de futebol Walter Casagrande e o rei do futebol Pelé estão utilizando as redes sociais para cobrar as autoridades brasileiras que intensifiquem as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, que estão desaparecidos desde o último domingo (5).
Phillips, colaborador do jornal "The Guardian", e o indigenista Bruno Araújo, da Fundação Nacional do Índio (Funai), desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam um trajeto até a cidade de Atalaia do Norte. O local é conhecido por ser palco de conflitos típicos da região, como o tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo ilegal.
Em uma rede social, Pelé disse que está comovido com o desaparecimento e publicou um vídeo emocionado da esposa de Phillips, Alessandra Sampaio.
"A luta pela preservação da Floresta Amazônica e pela proteção dos povos indígenas é de todos nós. Estou comovido com o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Ferreira, que dedicam suas vidas para isso", disse o ex-jogador.
Casagrande faz apelo nas redes sociais para intensificação das buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips — Foto: Reprodução/Instagram
No Instagram, Casagrande também compartilhou um vídeo pedindo às autoridades brasileiras para que intensifiquem a busca. "É muito importante porque eles registram violações aos direitos humanos e do meio ambiente. Eles são amigos do indígenas e não podemos ficar calados. A responsabilidade nas buscas é do nosso governo. E eu espero a ajuda de todas as autoridades", declarou.
Além dos ex-futebolistas, já se juntaram ao apelo a atriz Dira Paes, o cantor e compositor Criolo e a atriz e cantora Gaby Amarantos, que compartilharam a #CadeBrunoeDom em uma rede social.