O ator Marcos Palmeira, protagonista do remake da novela Pantanal, atração da Rede Globo demonstra se preocupa com o meio ambiente.
Ele exercita a consciência ambiental desde a adolescência, quando conviveu muito com comunidades indígenas.
Mas, para o intérprete de José Leôncio, é preciso que mais pessoas coloquem em prática ações de sustentabilidade para que a natureza seja efetivamente beneficiada.
O artista anunciou que vai reflorestar uma área de sua fazenda, com 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Segundo o site Uol, a recuperação ambiental ocorrerá em uma área de 100 hectares da fazenda Vale das Palmeiras, propriedade que o ator adquiriu em 1997, localizada na Estrada Teresópolis-Friburgo, bairro de Sebastiana, na região serrana do Rio de Janeiro.
Marcos Palmeira contou que o desejo de reflorestar o trecho de mata atlântica surgiu desde a aquisição da fazenda.
“Comprei a fazenda extremamente degradada. Comprei porque cabia no meu bolso, no sentido que era todo o dinheiro que eu tinha na época. O meu grande sonho era fazer um grande reflorestamento de recuperação ambiental para buscar a volta daquela fauna, da flora da mata atlântica tão destruída. Escolhi todas as áreas de morro, área degredadas, beiras de córregos... Vou fazer toda recuperação de mata ciliar também”, disse o ator.
O projeto de reflorestamento, explica o ator, é uma parceria com o ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental).
A entidade já realiza um trabalho de recuperação da Mata Atlântica importante. Palmeira ressalta que buscou a parceria para que o processo ocorra com todo cuidado, já que é uma área totalmente orgânica. O global não determinou prazo para a conclusão do plantio, mas disse acreditar deva ser concluído até o fim deste ano.
“Na natureza, não lido com prazos. Minha preocupação é com o futuro, mas acredito que até o fim do ano nós teremos essas árvores plantadas. Todo trabalho é uma expertise do instituto. Tem todo um protocolo. Faz o plantio, tem o controle com as formigas, e o replantio das mudas que não pegaram”, afirma Marcos.
O trabalho agroecológico na propriedade é um cuidado de sempre. O ator conta que deixou todas as áreas em descanso, e houve uma recuperação natural surpreendente, com árvores recuperadas e o retorno dos pássaros. Anteriormente, chegou a plantar 700 mudas, mas a fazenda teve problema com fogo todos os anos, muito em função dos vizinhos, que não tinham consciência ambiental, um problema, segundo ele, já resolvido.
Fonte: Top Midia News