Candidata à presidência da República pelo União Brasil, a senadora Soraya Thronicke defendeu mais fiscalização contra queimadas na Amazônia e regularização fundiária em publicação no Twitter. Ela não comentou sobre como pretende sanar as queimadas na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
O assunto sobre queimadas na Amazônia teve repercussão nesta quarta-feira (24), quando a Folha de S. Paulo publicou sobre o alto índice de focos de incêndio na floresta da região, que chegou a 3.3 mil em um só dia. O número ultrapassou o do fatídico "dia do fogo", ocorrido em 10 de agosto de 2019.
Aproveitando a deixa da temática, Soraya até defendeu a regularização fundiária da região, o que significa dar início a planos e ações de cunho jurídico, ambiental e até urbanístico para regularização de ocupações clandestinas.
"Não vamos melhorar a imagem do Brasil, nem cuidar do nosso patrimônio natural, enquanto não houver regularização fundiária e fiscalização eficiente na Amazônia. Só a união de esforços e a implantação de uma série de medidas efetivas podem mudar essa triste realidade."
Em MS, Soraya Thronicke passou a ser criticada por bolsonaristas, e ala conservadora de extrema-direita após diversos posicionamentos políticos. Eleita na onda Bolsonaro de 2018, hoje ela disputa o mesmo cargo com o presidente que busca reeleição.
O TopMídiaNews encaminhou um questionamento a assessoria de comunicação da candidata, sobre as ações para evitar queimadas no Pantanal de MS, e se seriam as mesmas que ela citou em relação a Amazônia.
Se houver resposta será inserida no texto.
Fonte: TOPMIDIANEWS