A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacina Pfizer-Comirnaty para aplicação em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. O início da vacinação, entretanto, depende de autorização do Ministério da Saúde. Em julho deste ano, a agência havia liberado a vacina Coronavac para quem tem entre 3 e 5 anos de idade.
A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas (5 a 11 anos). A formulação da vacina recém-autorizada deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml. Além disso, as duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
Para evitar enganos e facilitar a identificação, a tampa do frasco da vacina será da cor vinho. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.
Avaliação - Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas de sociedades médicas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.
Participaram da avaliação de ampliação de uso da vacina Comirnaty especialistas da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a ANVISA já havia autorizado a indicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos.