Após um encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça-feira (13), a cantora Margareth Menezes confirmou que aceitou o convite para ser a ministra da Cultura, pasta que será recriada em 2023. O anúncio foi feito a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está concentrada a equipe de transição do novo governo.
“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também', disse a cantora.
A baiana é a primeira mulher a ser anunciada como parte da equipe ministerial de Lula. 'O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Brasil pelo potencial da nossa cultura', acrescentou.
Durante a campanha, Lula prometeu a criação de comitês regionais de cultura para promover artistas e iniciativas locais, que 'fujam do eixo Rio-São Paulo'.
Aos jornalistas, a futura ministra disse ainda que será preciso, primeiro, 'levantar' o ministério e estudar áreas setoriais para 'fazer a cultura do Brasil reconhecida nacionalmente e internacionalmente'.
Edição: Fernando Fraga
Fonte: Msnews