noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

Brasil

Bolsonaristas envolvidos em atos golpistas podem ser demitidos por justa causa

Envolvidos nos atos de depredações contra os Três Poderes podem perder seus empregos, diz especialista

Publicada em 16/01/23 às 10:14h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Bolsonaristas envolvidos em atos golpistas podem ser demitidos por justa causa  Compartilhar a noticia Bolsonaristas envolvidos em atos golpistas podem ser demitidos por justa causa  Compartilhar a noticia Bolsonaristas envolvidos em atos golpistas podem ser demitidos por justa causa

Link da Notícia:

Bolsonaristas envolvidos em atos golpistas podem ser demitidos por justa causa
Crédito: Ton Molina / AFP  (Foto: )

A coordenadora da área trabalhista do escritório Natal & Manssur Advogados, Karolen Gualda, em entrevista ao site Metrópoles, disse que os manifestantes envolvidos na depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (8/1) poderão ser até demitidos por justa causa de seus empregos.

“É uma regra geral: quando um empregado é preso, o seu contrato de trabalho fica suspenso. Mas a CLT prevê a possibilidade de demissão por justa causa do empregado com condenação criminal, desde que a ação já transitada em julgado [definitiva] e caso não tenha havido a suspensão da pena”, explica a advogada.

 

Ainda conforme o Metrópoles, não é necessário ser preso para perder o emprego, no entanto. Apesar de a Constituição garantir o direito de se manifestar, no ato de 8/1, uma série de crimes foram cometidos, incluindo depredação ao bem público e maus-tratos aos animais. Assim, é possível aos empregadores a justificativa de que o trabalhador pode causar danos à reputação da empresa ou condenação criminal.

No caso dos detentos, esconder a participação do empregador também não é uma possibilidade. Gualda afirma que o contratante precisa saber, já que é, por lei, obrigado a tomar providências, como buscar comprovação da data de recolhimento de seu empregado à prisão, por meio de certidão emitida pela Secretaria de Segurança Pública. Além disso, deve guardar a data que marcará o início da suspensão de seu contrato de trabalho.

Consequência da justa causa - Caso seja demitido por justa causa, o empregado não receberá seguro-desemprego, indenização de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio, além de férias e 13º proporcionais.

Fonte: Top Midia News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4286859
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!