Diplomatas brasileiros diretamente envolvidos nas negociações do Brasil com o Mercosul disseram à CNN que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, um pacote de obras e a promessa de finalizar o acordo do bloco com a União Europeia na tentativa de barrar o acordo do país vizinho com a China.
No encontro fechado entre ambos, segundo diplomatas ouvidos pela CNN, Lula prometeu a conclusão de três obras envolvendo o país vizinho:
Lula promete reforma do Mercosul e tenta evitar acordo entre Uruguai e China
“Relações entre chefes de Estado não têm viés ideológico', diz Lula ao lado de presidente do Uruguai
Lula fala em intensificar conversas do Mercosul com União Europeia e possível acordo com China
A ideia é que já nesta semana sejam acionados os órgão brasileiros como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Águas (ANA) para desenvolvê-las.
Além disso, Lula também teria assegurado acelerar a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia.
O tom da conversa foi no sentido de deixar claro que o Uruguai poderia ter mais benefícios com o Mercosul do que se fechasse um acordo bilateral com os chineses.
Sobre o acordo com a União Europeia, o assunto já deverá ser tratado nos encontros que Lula terá com autoridades europeias, como o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, na próxima semana em Brasília, e com o presidente da França, Emmanuel Macron, que está prestes a confirmar visita ao Brasil.
Há previsão também de que o assunto avance na Cúpula Celac-União Europeia em julho, em Bruxelas, na Bélgica.
Lula também teria mencionado a possibilidade de os chineses iniciarem a negociação de um acordo com o Mercosul após concluir acordo com os europeus.