noticias Seja bem vindo ao nosso site Vida Nova FM !

Brasil

Primeira restauração de obras danificadas nos atos golpistas é concluída

Quadro Trigal na Serra foi produzido em 1967 por Guido Mondin

Publicada em 30/01/23 às 15:07h

Vida Nova FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primeira restauração de obras danificadas nos atos golpistas é concluída  Compartilhar a noticia Primeira restauração de obras danificadas nos atos golpistas é concluída  Compartilhar a noticia Primeira restauração de obras danificadas nos atos golpistas é concluída

Link da Notícia:

Primeira restauração de obras danificadas nos atos golpistas é concluída

A primeira recuperação de uma das obras danificadas (num total de 14 peças) pelos golpistas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro foi concluída pelo Senado. Trata-se do quadro "Trigal na Serra", produzido em 1967 pelo pintor brasileiro Guido Mondin. A tela será reposta na recepção da presidência da Casa.

Após a retomada do controle do Congresso pelas forças de segurança, o quadro foi encontrado no chão, separado da moldura. A obra estava encharcada de água e tinha sofrido arranhões provocados por estilhaços de vidro.

O trabalho de recuperação foi feito pelo laboratório de restauração do Senado. Foram retirados fungos provocados pela umidade e fragmentos de vidro. Uma prensa foi utilizada para planificar a tela, que também ficou empenada.

Guido Mondin produziu cerca de 4 mil telas, que estão expostas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.  Além de pintor, ele atuou como deputado federal e ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Mondin morreu em 2000, aos 88 anos.

De acordo com a AGU (Advocacia-Geral da União), até o momento, os prejuízos causados pela depredação às instalações do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) chegaram a R$ 18,5 milhões. O valor está sendo cobrado na Justiça pelo órgão para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em segundo turno, no final de outubro de 2022, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente. 

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.


FONTE: TOPMIDIANEWS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 67 9 9907-1049

Visitas: 4146151
Copyright (c) 2024 - Vida Nova FM - Associação Comunitária de Comunicação Social de Deodápolis
Converse conosco pelo Whatsapp!