A Prefeitura de Deodápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Conselho Municipal de Cultura, faz chamamento público para artistas, associações e espaço culturais do município e lança editais municipais da Lei Emergencial Cultural (Lei Aldir Blanc). Os editais têm o objetivo de auxiliar espaços culturais em dificuldades, em razão da pandemia do novo coronavírus, e premiar ações na área da cultura no mesmo contexto.
A rádio Vida Nova FM, recebeu em seus estúdios na manhã desta terça-feira (25/11) o Secretário de Educação Adriano Pimentel, em entrevista ao jornalista Pereira Neto, Pimentel detalhou as fases desse processo “O chamamento público objetiva o pagamento do benefício emergencial para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19” finalizou o Secretário. Para participar, o responsável pelo espaço e artistas devem efetuarem seus cadastros, na Secretaria (SECTUR), localizada na praça da Juventude, saída para Lagoa Bonita, das 07 às 11 e das 13 às 17 horas.
A Prefeitura de Deodápolis realizará no mês de dezembro um evento para Premiar os artistas contemplados na Lei Aldir Blanc, que visa selecionar propostas de ações culturais desenvolvidos por artistas, grupos e demais profissionais da cultura, como técnicos e produtores, residentes em Deodápolis, atuantes nas diversas modalidades artísticas, dentre elas: música, dança, teatro, artes plásticas, artes visuais, cultura popular, artesanato. As propostas selecionadas receberão um prêmio em dinheiro, mediante uma contrapartida da mesma, que pode ser uma apresentação gratuita. Os interessados devem se cadastrar e acompanhar os editais e seguir as instruções.
A avaliação e seleção será realizada pelo conselho municipal de Cultura e um comitê que será criado para essa finalidade.