Campo Grande e mais 49 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade com chuva entre 30 a 100 mm (milímetros) por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo, alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com a forta do vento e da chuva, há riscos de queda de energia elétrica e alagamentos em vários pontos do Estado. O aviso vai até 23h59 desta segunda-feira (12).
Além de Campo Grande, os outros 49 municípios que estão sob alerta são, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel, Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna.Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Para evitar acidentes, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Os índice de umidade relativa do ar continuam baixos entre 20% e 30% e há riscos de incêndios florestais em mais de 40 municípios.
Após estragos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).