Na tarde deste sábado (21), por meio de uma nota de esclarecimento encaminhada aos órgãos de comunicação, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), esclareceu uma fake news sobre um caso já confirmado e não relatado de infecção por coronavírus.
De acordo com a nota, no dia 17 de março de 2020, às 7h30, uma lactente de 8 meses de vida deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, vinda da aldeia de Amambai. No momento, ela apresentava histórico de três dias com tosse, febre e dificuldade para respirar nas últimas 12h.
Segundo o HU, o diagnóstico inicial foi de Pneumonia e Septicemia. Imediatamente foram realizados todos os exames iniciais e complementares (laboratoriais e radiológicos) e também foram iniciadas todas as medicações de indicação. Além disso, baseado nos critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, a paciente não apresentava critérios de infecção por Coronavírus. A criança foi a óbito no dia 19 de março de 2020, às 13h30.
Foram colhidos exames de confirmação para H1N1 e outros vírus, que foram encaminhados para o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O Hospital Universitário da UFGD aguarda o resultado do exame de confirmação de H1N1.
FONTE: Dourados News