No dia que Dourados bateu recorde de casos confirmados pelo novo coronavírus, o isolamento social medido no município aponta para quadro bem abaixo do recomendado pelas autoridades de saúde e inferior a 40%.
Conforme os dados divulgados pelo governo do Estado, apenas 39,4% dos moradores locais estiveram 'em casa' na segunda-feira (18/5).
Nesta data, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou 22 novas pessoas contaminadas com a doença, 20 deles moradores na Reserva Indígena, totalizando 64 infectados no município.
Os números ruins do isolamento não se resumem apenas a Dourados.
Na região, Juti, Douradina e Caarapó apresentaram índice pior que o registrado na mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense, com percentual de 27,5%, 34,1% e 35,3%, respectivamente.
Em Douradina, também na segunda-feira, a SES confirmou duas pessoas infectadas.
Já em outra cidade da região, Fátima do Sul, que ontem teve um teste positivo para o coronavírus, 46,4% das pessoas respeitaram o isolamento, enquanto em Laguna Carapã, onde não há confirmações para a doença, 46%.
Na vizinha Itaporã, onde há um caso, o índice de isolamento social ficou em 42%.
Ainda conforme o levantamento realizado pelo governo, das unidades da federação, Mato Grosso do Sul apresentou o segundo pior desempenho do país, com 38,14%, ficando a frente apenas de Goiás, com 37,38%.
Segundo o boletim epidemiológico de segunda-feira (18/5), o Estado tem atualmente 613 casos confirmados de coronavírus e 24 suspeitos, além de 16 óbitos em decorrência da doença.