A Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois casos positivos em Porto Murtinho. Segundo divulgado, um homem que testou positivo para covid-19 e outra que aguardava resultado de exame estiveram presentes do velório da professora Nilda Torales.
A professora e os filhos morreram em um acidente na manhã de quinta-feira (21), na BR-262, próximo a Três Lagoas.
Segundo o site Porto Murtinho Notícias, o homem foi diagnosticado com coronavírus e estava em quarentena há 17 dias em Guia Lopes da Laguna, a outra pessoa recebeu o resultado positivo do exame já em Porto Murtinho.
Ainda segundo o site, após a informação da presença dessas pessoas no velório, uma equipe da secretaria de saúde foi ao local onde e alertou a todos da real situação.
O secretário informou que uma equipe da saúde está nas ruas em busca de todos que estiveram no velório com o objetivo de informá-los sobre o ocorrido, e ao mesmo tempo coloca-los em quarentena.
De acordo com o protocolo do ministério da Saúde, os falecidos devido à COVID-19 podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.
Por isso, a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. Além disso, a recomendação é que contem com no máximo 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória.
FONTE: Top Mídia News