Em Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante é o quarto município com maior número de casos de coronavírus, até esta quarta-feira (24) eram 233 infectados. Como forma de enfrentamento à pandemia, a Prefeitura Municipal decretou o fechamento de todos do setor comercial e aumentou o toque de recolher.
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), na cidade já foram registradas duas mortes causadas pela doença. Em decreto publicado em Diário Oficial do Município, a prefeitura suspendeu “o atendimento presencial ao público em todos os órgãos Públicos Municipais, por um período de 14 dias a partir de 26 de junho de 2020”.
Entretanto, ficam fora da medida os órgãos relacionados à Saúde. Além da medida, foram suspensos os atendimentos presenciais “comércio e prestação de serviços em geral” do município. Salvo os mercados, supermercados, hipermercados, açougues, frutarias e padarias.
A prefeitura definiu que estes estabelecimentos poderão funcionar em atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 06h às 19h e aos sábados das 06h às 12h. Aos domingos e feriados, estes estabelecimentos não poderão atender o público de forma presencial.
Para as celebrações religiosas também é válida a suspensão de atividades, sendo permitida apenas atendimentos individualizados ou transmissões online. Por fim, a prefeitura definiu que o toque de recolher passa a valer das 20h às 05h do dia seguinte. Assim, a partir desta sexta-feira (26), todos os moradores estarão proibidos de circular no município durante o período estabelecido pela gestão.