Os 9.910 casos de coronavírus registrados em Mato Grosso do Sul desde 14 de março –data dos dois primeiros casos confirmados no Estado– trazem também um número que, se por um lado é usado para tentar tranquilizar a população, por outro esconde o aumento da letalidade da doença.
O total de recuperados avança ao mesmo tempo em que cresce, também, o total de internações e de óbitos, cuja taxa média já é o dobro da registrada em junho (até aqui o mês recordista em mortes por Covid-19).
Dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) neste sábado (4) apontam que, até as 8h –horário de fechamento do boletim–, havia 5.736 pacientes recuperados da Covid-19 no Estado, ou 57,8% do total de casos registrados até aqui. Isso é o mesmo que dizer que, de cada 100 infectados com o coronavírus, entre 57 e 58 já superaram a doença.
O volume de recuperados é, também, 41,2% superior ao de casos que ainda estão ativos –isto é, de pacientes que estão internados ou em isolamento domiciliar, que totalizaram 4.060 neste sábado.
Apesar da taxa de recuperados vir aumentando no Estado, a taxa de letalidade da doença (isto é, o quantitativo de óbitos sobre o volume de infectados) também vem aumentando: de 0,9% nos últimos dias, chegou a 1,2% neste sábado, com a soma de 114 óbitos.
Somente nos quatro dias de julho, já forma registrados 25 mortes por coronavírus no Estado. Em todo o mês de maio foram 11 e em junho, o total disparou para 85, com uma média de 2,83 mortes por dia. Neste mês, o número já é de 6,25 –mais que o dobro.
FONTE: Midiamax