Nesta quarta-feira (15), uma funcionária da Secretaria de saúde do Município de Ivinhema percebeu que haviam desaparecido 08 celulares da marca LG K8 que estavam guardados em um armário. A funcionária registrou a ocorrência na Delegacia.
Conforme apura o site Ivinotícias, os investigadores Valdecir e Ageo passaram a dedicar-se para localizarem os aparelhos, graças a ajuda tecnológica, foi possível localizar 05 aparelhos que foram furtados.
Além disso, obtiveram êxito em identificar os dois autores do crime, na qual, inclusive já teriam repassado alguns telefones á terceiros, pelo valor R$ 480,00(quatrocentos e oitenta reais).
Os autores se aproveitaram das funções que ocupavam como servidores públicos, o que facilitou o acesso aos celulares.
A Delegada explica que o procedimento investigativo, a princípio, havia sido registrado como furto, uma vez que não se imaginava a qualidade especial do agente (servidor público).
Após a confirmação da autoria, a Delegada enquadrou a conduta dos envolvidos como Peculato-Furto, o que gera consequências penais mais sérias.
A Delegada explica que a pena de furto comum poderia chegar á 8 anos de reclusão e multa, porém, como se tratam de investigados que se aproveitaram da facilidade que a condição de funcionários lhe concediam, a pena pode chegar á 12 anos de reclusão, mais a multa.
O procedimento continua em trâmite na Delegacia, sob a supervisão do Escrivão Diego. Os investigados já foram ouvidos pela Delegada.
Além do mais, a conduta funcional dos envolvidos certamente renderá efeitos administrativos, podendo até serem desligados do serviço público, em razão de demissão.
O nome dos investigados não serão revelados em razão da proibição contida na Lei de Abuso de Autoridade que só permite a revelação após a condenação em definitivo.
NOTA
Em nota, a Prefeitura de Ivinhema destaca que os responsáveis pela subtração dos aparelhos não são servidores ligados diretamente ao setor de saúde.
FONTE: Ivinoticias