Dois adolescentes de 17 anos foram vacinados contra covid de forma irregular em Cassilândia, a 435 km de Campo Grande. Os dois constavam na lista de funcionários de farmácia enviada ao município.
Conforme o gestor do Fundo Municipal de Saúde de Cassilândia, José Lourenço Marin, a prefeitura entendeu não haver culpa das vacinadoras, que apenas aplicaram as doses em quem constava na lista. “Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a recomendação nesse caso é não aplicar a 2ª dose, orientação que seguimos”, explicou.
Assim, o caso foi repassado ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que irá conduzir as investigações para apurar a responsabilidade do erro.
Contra indicação
A vacina contra covid aplicada no Brasil são contraindicadas a menores de idades e gestantes, pois não foram testadas nesses grupos.
Então, as vacinas foram testadas em adultos, não em crianças, o que é uma prática para toda vacina nova. A eficácia é feita separadamente em grupos etários, pois a resposta imunológica não é a mesma.
FONTE: Mídiamax