Na tarde desta terça-feira (6), a Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou em R$ 57,3 mil nove infratores, que foram presos pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) por exploração ilegal de madeira em áreas protegidas por lei, no município de Itaquiraí (MS).
Segundo informações policiais, equipe da PMA foi acionada pra atender ocorrência próximo a região de reserva Legal do Assentamento Santa Rosa, em Itaquirai, devido a apreensão de madeira da espécie peroba rosa e amendoim-bravo realizada pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF).
Durante a operação, equipe do DOF prendeu sete infratores e apreendeu dois adolescentes.
Os infratores foram flagrados pelos Policiais do DOF derrubando vegetação nativa do Bioma de Mata Atlântica e abrindo clareiras, na reserva legal (área protegida) do assentamento e de fazendas vizinhas. Os Policiais Militares Ambientais foram ao local e efetuaram a cubagem da madeira que perfez 56 m³. A madeira e duas motosserras e um veículo Volkswagen GOL utilizados no crime foram apreendidos pelo DOF na ação criminal e pela PMA.
Os infratores presos e apreendidos pelo DOF, foram autuados e multados em R$ 57 mil pela PMA. Eles também responderão criminalmente por exploração ilegal de madeira em área protegida, com pena de um a três anos de detenção, bem como uso de motosserra ilegal, com pena de três meses a um ano de detenção, além de associação criminosa, com pena de reclusão de um a três anos de detenção.