Pouco mais de um mês depois do ataque hacker que derrubou todo o sistema informático da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), a empresa já emitiu as novas contas que corrigem as cobranças indevidas de dezembro, decorrentes da invasão.
Conforme a Sanesul, houve tantos valores contabilizados a mais quanto a menos. Isso porque parte do faturamento de 2% das 520 mil contas foi feito pela média, beneficiando cerca de 214 mil clientes que pagaram menos do que consumiram.
“Essas famílias passaram a receber, em vez de uma conta de R$ 53,00, que correspondia à cota básica, uma conta com tarifa fixa de R$ 13,00, mais o consumo. Isso aí tem uma redução média de R$ 29,00 no valor da conta', comentou o diretor comercial e de operações da empresa, Onofre Assis de Souza.
Ainda segundo ele, “os erros verificados durante o faturamento de dezembro de aproximadamente 13 mil contas, a Sanesul já corrigiu, fazendo a emissão de novas faturas, e elas estarão sendo distribuídas a todos os clientes de todas as localidades de Mato Grosso do Sul. Quero tranquilizar a população, que ninguém terá nenhum prejuízo'.
Ataque - De acordo com boletim de ocorrência, o alcance do ataque foi extenso, com todos os sistemas da empresa comprometidos: registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro e patrimônio.
As falhas no sistema foram identificadas na madrugada de domingo (dia 26), por volta das 2h10. Um técnico de tecnologia da informação foi à Sanesul e detectou a invasão externa ao sistema. Na sequência, foi notificada a empresa ClickTI, que é terceirizada e locadora da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados).
Fonte: MSNEWS