O prefeito de Caarapó, André Nezzi, informou neste dia 1°, através de suas redes sociais, que o Vale da Esperança venceu a concorrência com os demais interessados e será um dos dois municípios do Mato Grosso do Sul, que terá um terminal da Nova Ferroeste.
A ferrovia de 1.285 quilômetros está projetada para ligar Maracaju, onde será o outro terminal do Estado, ao Porto de Paranaguá, em território paranaense.
“De acordo com estudo preliminar, o terminal em nosso município, que será chamado de terminal da Grande Dourados, ficará a cerca de 5 km da usina Raízen, trazendo redução de custo para toda região, sendo um eixo logístico importante para o Estado, gerando mais empregos, renda e aumento da atividade produtiva”, observou Nezzi.
O prefeito disse ainda que a ferrovia deve reduzir em 32% os custos do transporte na produção do Estado.
O projeto envolve os governos de Mato Grosso do Sul e Paraná, com expectativa de conclusão até novembro. Depois, a proposta vai a leilão e uma empresa assume a obra e administração da Ferroeste.
O novo percurso abrange 49 municípios de MS e Paraná. O traçado inclui cidades como Maracaju, Amambai, Dourados, Caarapó, Mundo Novo, Guaíra, Cascavel, Guarapuava e Balsa Nova. Ao todo, a ferrovia terá influência direta em 425 municípios no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
FONTE: MSNEWS