No final da manhã deste domingo (3), dois caças da FAB (Força Aérea Brasileira) do modelo tucano abateram uma aeronave, de pequeno porte, suspeita que entrou no espaço aéreo brasileiro entre a divisa de Mato Grosso do Sul e São Paulo. O avião estava carregando pelo menos 500 quilos de pasta base de cocaína.
De acordo com as informações divulgadas pela FAB, os pilotos ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Posteriormente, um tiro de aviso foi feito, mas o piloto da aeronave suspeita não obedeceu nenhuma das ordens.
Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo fez pouso forçado entre as cidades de Jales e Pontalinda, em São Paulo. A Polícia Federal é quem assumiu a ocorrência, mas duas pessoas haviam se evadido do local antes da chegada dos policiais.
Os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.
A ação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.
"A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País", diz a nota.