Uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor completa 100 anos nesta quarta-feira (12), ostentando a nobreza de ser o monumento mais famoso do Brasil. Localizada no Morro do Corcovado, a estátua de 38 metros chama atenção e, anualmente, atrai milhares de turistas ao País.
Em proporções bem menores, Mato Grosso do Sul também tem “Cristo” para chamar de seu. Assim como no Rio de Janeiro, por aqui as imagens também acolhem e abençoam moradores e turistas de braços abertos. Em todo o Brasil, são cerca de 121 monumentos parecidos.
Confira onde ficam os monumentos de Cristo em MS:
Cristo Rei do Pantanal – Corumbá
Foto: Prefeitura De Corumbá
No alto do Morro do Cruzeiro, em Corumbá, o Cristo Rei do Pantanal tem 12 metros, é um dos pontos turísticos mais procurados e tem vista privilegiada para a cidade. A obra foi assinada pela artesã Izulina Xavier, que também produziu outras 72 estátuas que estão no morro e representam a Via-Sacra.
Cristo Redentor do Pantanal - Coxim
Foto: Diário X
Com 20 metros de altura, o maior do Estado, o Cristo Redentor de Coxim começou a ser construído em 2008 e levou dois anos para ficar pronto. O monumento fica em um morro no início da estrada pantaneira e para acessar a estátua visitantes podem escolher entre uma escada com 431 degraus ou uma trilha com vista para o Rio Taquari e paisagens da cidade.
Cristo Redentor - Três Lagoas
Foto: Prefeitura de Três Lagoas
Da lista, o Cristo Redentor de Três Lagoas é o único que não fica no alto de um morro. Inaugurado em 13 de junho de 1992, o monumento com mais de 15 metros fica no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal e Olyntho Mancini. A estátua também foi confeccionada pela artesã Izulina Xavier, que fez o Cristo Rei do Pantanal.
Cristo Redentor - Camapuã
Foto: Prefeitura de Camapuã
Localizado na entrada da cidade, na BR-060, o Cristo de Camapuã tem base de quatro metros e estátua de oito, totalizando 12 metros. Em 2011, o monumento ganhou sistema de iluminação, que o deixou muito mais atrativo para visitação.